EIXOS TEMÁTICOS

As propostas de comunicação livre e/ou poster deverão enquadrar-se num dos seguintes eixos analíticos:

Eixo 1. Ensino, Aprendizagem e Envolvimento dos Alunos: Transição Paradigmática em Análise

Neste eixo deverão enquadrar-se as comunicações que se proponham discutir as transformações nas metodologias (incluindo a utilização de TIC), processos pedagógicos e conteúdos educativos decorrentes da reforma de Bolonha e respetivas potencialidades e limites.

Eixo 2. Educação, Competências e Mercado de Trabalho

A discussão sobre a qualidade dos processos educativos, sobre as competências, em articulação com uma lógica de empregabilidade, e sobre a comparabilidade entre diferentes formações, em diferentes contextos e instituições de ensino superior, servem de base às reflexões a enquadrar no eixo 2.

Eixo 3. Dilemas, desafios e potencialidades da profissão docente após Bolonha

A reconfiguração da profissão docente e os dilemas e desafios da carreira académica no quadro das reformas de Bolonha servem de mote às propostas a enquadrar no eixo 3.

Eixo 4. Mobilidade e Internacionalização

Neste eixo enquadram-se as reflexões sobre as potencialidades e ambiguidades proporcionadas pelo Espaço Europeu de Ensino Superior no que diz respeito à internacionalização e mobilidade de estudantes, docentes e profissionais, nomeadamente em termos de comparabilidade de graus, dificuldades e possibilidades associadas à mobilidade de estudantes e docentes.

Eixo 5. Inovação e Ciência no Espaço Europeu

A abertura à inovação e à Ciência e os contributos das Reformas de Bolonha para a produção de conhecimento, criação de redes e de sinergias entre diferentes territórios e saberes serve de mote aos trabalhos a apresentar no eixo 4.

Eixo 6. Reconhecimento e Garantia de Qualidade

No eixo 6 pretende-se discutir as dinâmicas, estruturas e instrumentos de reconhecimento e de avaliação e garantia da qualidade decorrentes do processo de Bolonha e respetivas potencialidades e limitações.

Eixo 7. Dimensão Social, Equidade e Educação ao Longo da Vida

Os desafios e possibilidades decorrentes do enquadramento de novos públicos e da massificação do acesso às instituições de ensino superior, bem como a reflexão sobre as questões associadas à equidade e à garantia de Justiça social enformam as discussões a enquadrar no eixo 7.

Eixo 8. Modelo de Bolonha e Reorganização do Ensino Superior a nível mundial

No eixo 8 enquadram-se as propostas que visam refletir sobre a adequabilidade e influência do modelo de Bolonha na reorganização do Ensino Superior em espaços extra-Europeus.